08 Novembro 2017 In Notícias
Obras da ponte sobre o Rio Madeira devem ser concluídas em 2018 Obras da ponte sobre o Rio Madeira devem ser concluídas em 2018 Foto/Hugo Costa Reprodução

Lançado em 2016 na FIEAC, com a presença ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Comitê do Plano Acreano para a Cultura Exportadora realizou ao longo deste ano diversas ações

Entre as atividades, o grupo, que é composto por representantes de diferentes instituições e entidades, já realizou encontros, visitas em alfândegas localizadas nas regiões fronteiriças do Estado e buscou estreitar os laços com autoridades e empresários dos países andinos, além de ter elaborado um diagnóstico que retrata a atual situação de toda a infraestrutura logística, bem como os desafios a serem superados para impulsionar o comércio exterior no Acre.

E mais uma importante agenda será realizada nesta sexta-feira, 10, quando ocorrerá uma visita técnica à obra da ponte sobre o Rio Madeira, com a participação de diversos membros do Comitê.

“O Comitê tem acompanhado os investimentos estratégicos necessários para impulsionar cultura exportadora. Visitamos a BR-364 e agora iremos verificar in loco o andamento da obra do Madeira. Vale lembrar que tivemos recentemente a conquista do anúncio das obras do Anel Viário de Brasileia. São investimentos essenciais em infraestrutura para viabilizar a cultura exportadora”, destaca o presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro.

O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Acre (Mapa), Luziel Carvalho, ressalta a importância de as indústrias e empresas acreanas trabalharem com a proposta de expandir seus produtos para o mercado andino. “Não adianta trabalharmos aqui no Estado pensando nos mercados dos grandes centros do país, isso é nadar contra a maré. Já faz parte da estratégia de Acre e Rondônia focar em países como Bolívia e Peru, por exemplo. Já está acertado para o início de dezembro, inclusive, a assinatura em Brasília do acordo para exportação da carne suína para o Peru”, enfatiza Carvalho.

Alex Barros, assessor da Presidência da Fecomércio, faz uma avaliação positiva das ações do Comitê do Plano Acreano para a Cultura Exportadora. “Iremos nos reunir no início de dezembro próximo para apresentarmos à sociedade tudo o que realizamos de produtivo neste ano, mostrar propostas que já foram implementadas a partir dos encontros do grupo e, ainda, pontuar algumas questões para o plano de ação para 2017”, acrescenta.

Parte do grupo que compõe o Comitê esteve reunido na última terça-feira, 7, na Casa da Indústria, para discutir a realização de mais um encontro sobre Comércio Exterior, no dia 5 de dezembro, e a visita técnica na obra da ponte do Madeira.

“Neste ano o Comitê realizou diversas ações, dentre as quais destacamos o diagnóstico que foi elaborado sobre os desafios nas relações comerciais com os países vizinhos, com o qual poderemos claramente desenvolver um plano de ação para melhorar a cultura exportadora em nosso Estado”, afirma Assurbanipal Mesquita, assessor de Relações Institucionais da FIEAC.

Estiveram presentes na reunião membros da FIEAC, Fecomércio, Setacre, Conselho Regional de Administração, Anac e Superintendência do Ministério da Agricultura.

reuniao cultura exportadora
Membros da FIEAC, Fecomércio, Setacre, Superintendência do Ministério da Agricultura, Conselho Regional de Administração e Anac em reunião do Comitê da Cultura Exportadora - Foto/Unicom

Visita à obra da Ponte do Rio Madeira - A comitiva que realizará a visita técnica à obra da ponte sobre o Rio Madeira nesta sexta-feira, 10, será composta por representantes da FIEAC, Fecomércio, FIERO, Acisa, CREA-AC, CREA-RO, Sedens, Dnit, ANTT, Sinduscon, Sincepav, Sindmóveis, Sindigraf, Sindoac, Setacre, CRC-AC, IDHA, CRA-AC, STICEEA, Creci-AC, Sintraterra, Ageac e Ascontacre. A comitiva partirá para a visita às 7h, com saída da Casa da Indústria.

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Comitê Acreano da Cultura Exportadora realizará visita à obra da ponte Madeira nesta sexta