04 Setembro 2017 In Notícias
Sistema FIEAC realiza Planejamento Estratégico 2018-2022 da Unidade Integrada de Cruzeiro do Sul Foto/Unicom

Colaboradores do Sistema FIEAC, presidentes de sindicatos industriais, executivos da instituição, empresários e lideranças do Vale do Juruá estiveram reunidos na última sexta-feira, 1, durante todo o dia, para participar dos trabalhos de formatação do Planejamento Estratégico Integrado 2018-2022 da Unidade Integrada da Federação das Indústrias naquele município.

O encontro, realizado Centro de Turismo e Lazer do SESC, foi conduzido pelos colaboradores do Sistema FIEAC. Entre os quais, Osvaldo Pimentel, Geane Reis de Farias, Ofélia Machado e Rosemere Azevedo. O professor doutor de Economia da UFAC, Carlos Estevão, também participou da condução dos trabalhos.

“A ideia do encontro é coletar informações e dados de Cruzeiro do Sul para que possamos depois desenhar, escrever esse planejamento. Não sairemos daqui com o planejamento fechado, isso seria impossível. Seja em uma organização privada ou pública, o planejamento não para, ele é sistemático. É preciso planejar, monitorar, ajustar, até porque, a matéria-prima do planejamento são informações, que estão lá fora (no mercado), e o mercado muda o tempo todo. Por isso é necessário alimentar o planejamento sistematicamente”, declarou Estevão na abertura do encontro.

Em seguida, os executivos do SENAI, César Dotto, do SESI, Gisélia Belmina, e do IEL/AC, Jorge Luiz Vila Nova, apresentaram o portfólio de serviços e a estrutura das instituições em que atuam. Na sequência, representantes da prefeitura de Cruzeiro do Sul e empresários da cidade explanaram sobre o cenário de seus respectivos setores.

Já no período da tarde, foi promovida uma dinâmica em que os participantes, divididos em grupos, tinham a missão de identificar problemas das empresas da região e quais dificuldades seriam priorizadas. Para concluir a dinâmica, todas as demandas elencadas foram detalhadas para que fosse esclarecido se eram de atribuição do setor público, da FIEAC, do SESI, do SENAI ou do IEL.

Ao final do encontro, o presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, agradeceu a presença de lideranças empresariais e autoridades de Cruzeiro do Sul e elogiou o trabalho desenvolvido pelos colaboradores do Sistema Indústria. “Parabenizo as equipes SESI, SENAI e IEL, que foram muito profissionais. O nosso desafio é mostrar que somos capazes de entregar um produto muito melhor do que vinha sendo feito até hoje, o que é extremamente desafiador, pois, se estamos aqui hoje, devemos ao esforço das gestões anteriores”, salientou.

Na ocasião, o presidente da FIEAC também anunciou que uma das mudanças para impulsionar o setor industrial no Juruá será destacar uma pessoa da região para estar à frente da Unidade Integrada já a partir de 2018. “Nossa gestão tem pensado bastante em Cruzeiro do Sul em primeiro lugar. Por isso vamos buscar encontrar aqui na cidade uma pessoa que possa ficar à frente da Unidade, um representante que conheça todos os detalhes, costumes e a cultura local. É quem irá executar todo esse planejamento para integrar o Juruá com o restante do Estado”, explicou.

José Adriano destacou, ainda, que irá compartilhar tudo o que foi extraído do Planejamento Estratégico com outras instituições, como Fecomércio, Federação da Agricultura, Acisa, Federacre, Sindicato das Empresas de Transporte e Logística, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e outras. “Irei socializar todo esse planejamento, problemas, deficiências e necessidades, pois todos precisam saber o que está nos trazendo dificuldades e buscarmos formas de superá-las. Temos um trabalho muito ousado”, ressaltou.

Participante do encontro, o empresário Francisco Souza dos Santos Júnior, representante do Guaraná Cruzeirense, enalteceu o trabalho do Sistema FIEAC. “Agradeço a Federação das Indústrias e em especial ao presidente José Adriano, pois o foco do líder é que determina as ações. Pela primeira vez estamos vendo em Cruzeiro do Sul o interesse real de virem aqui, entender nossos interesses e tentar se inserir no nosso meio. E o presidente José Adriano teve a preocupação, desde o início de sua gestão, de vir ao Juruá e detectar no que podia ajudar a desenvolver aqui. Essa presença da FIEAC em Cruzeiro do Sul é algo espetacular”, assinalou.

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Sistema FIEAC realiza Planejamento Estratégico 2018-2022 da Unidade Integrada de Cruzeiro do Sul