Atividade industrial cresceu em julho

01 Setembro 2017 In Notícias
Atividade industrial cresceu em julho Foto/Unicom

Pesquisa da CNI mostra o emprego está sem cair pelo terceiro mês consecutivo

Nacionalmente, a atividade industrial cresceu em julho. As horas trabalhadas aumentaram 0,7%, o faturamento teve alta de 1,7% e o emprego cresceu 0,1% frente a junho, de acordo com dados livres de influências sazonais. Inclusive, esse é o terceiro mês consecutivo sem queda no emprego, algo que ocorreu pela última vez em janeiro de 2015. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (1º).

Há meses os indicadores de horas trabalhadas e de faturamento têm alternado entre variações positivas e negativas, o que impossibilita apontar uma tendência para os próximos meses. No caso das horas trabalhadas, apesar do crescimento em julho, o índice continua em patamar baixo. O aumento foi insuficiente para reverter o recuo de 1,2% no indicador em junho. Além disso, o índice de julho é 2,5% menor que o registrado em julho de 2016. A alta no faturamento também foi insuficiente para reverter a queda de 2,2% em junho. No entanto, o indicador está 0,2% acima do registrado em julho de 2016. O emprego recuou 2,3% na comparação com julho do ano passado.

Em julho, a indústria operou, em média, com 77,4% da capacidade instalada, na série livre de efeitos sazonais. Isso representou um aumento de 0,3 ponto percentual na comparação com junho e de 1 ponto percentual em relação a julho de 2016.

No Acre, os números seguem esta mesma tendência. Dados da Federação das Indústrias do Estado do Acre mostram que o emprego na construção civil cresceu 5,22%. "A expectativa de retomada da economia e  de manutenção do ciclo de queda dos juros contribuíram para a melhora das perspectivas dos empresários da construção", comentou Nailton Feitosa - presidente da FIEAC em exercício.

Nailton Feitosa é proprietário da empresa de terraplanagem Emcon e está em seu segundo mandato à frente do Sindicato da Indústria de Pavimentação do Estado do Acre (Sincepav).

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Atividade industrial cresceu em julho