Fórum propõe criação de Observatório de Desenvolvimento

13 Julho 2017 In Notícias
Fórum propõe criação de Observatório de Desenvolvimento Foto/Unicom

Em videoconferência, FIEAC apresenta iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina utilizada no planejamento e desenvolvimento daquele Estado

As instituições que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional reuniram-se nesta quinta-feira, 13, na Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), por meio de videoconferência com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para conhecer um modelo de desenvolvimento que foi implementado naquele Estado.

A proposta foi desenvolvida em uma parceria entre FIESC, governo de Santa Catarina, Sebrae, universidades, Federação do Comércio, instituições e empresários daquele Estado. Este modelo foi desenvolvido primeiramente por meio da identificação do que foi denominado de setores portadores de futuro e para cada uma dessas áreas foi definido uma visão de futuro e, posteriormente, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo para o alcance dessa visão, que foi denominado “Rotas do desenvolvimento”.

“O Observatório foi montado para suprir um relato comum dos empresários: falta de informação. Ele é uma área da Federação que monitora qualquer fator que possa impactar a competitividade da indústria catarinense. Informações econômicas, de educação, de produtividade, de tendências, fontes de fomento, eventos, entre outros. Todas essas informações nós monitoramos e disponibilizamos para a indústria catarinense através do portal setorial”, explica Sidnei Rodrigues, coordenador do Observatório.

A proposta apresentada foi discutida entre os membros do Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional para avaliação da possibilidade de implantação no Estado do Acre, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina. Todos que compareceram à videoconferência se manifestaram favoráveis à iniciativa.

O presidente da FIEAC e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional, José Adriano Ribeiro, avalia que é viável a implantação do modelo apresentado em videoconferência. “O que pretendemos é congregar todas essas informações, somar com os estados, municípios e diversas instituições todas as informações dentro de uma mesma base, para que todos os empresários, investidores e a sociedade possam ter uma série de dados em tempo real e com isso basear suas decisões de investimento” salienta.

José Adriano ressalta a necessidade de o setor privado assumir o protagonismo na geração de empregos no Estado. “Não podemos esperar por emprego de governo. É a iniciativa privada que vai fazer as mudanças acontecerem. E com a implantação desse Observatório poderemos estabelecer tendências que realmente podem nortear o desenvolvimento desse estado”, complementa.

Participaram da videoconferência representantes da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Suframa, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Finanças, Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), prefeitura de Rio Branco, Federação da Agricultura do Acre, Sebrae/AC, Federação das Associações Comerciais, Ufac, Seplan, Sema, Embrapa, IBGE, Caixa Econômica, FAPAC, Funtac, Secretaria Municipal de Planejamento, Banco da Amazônia, ITEC, SENAI, SESI, IEL, Ifac, e Acisa.

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Fórum propõe criação de Observatório de Desenvolvimento