10 Agosto 2017 In Notícias

Empresários, representantes das indústrias, contadores, estudantes, gestores e profissionais de outras áreas participaram nesta quinta-feira, 10, na Casa da Indústria, do curso “Como pagar menos tributos?”. A capacitação, realizada por meio de uma parceria entre FIEAC, sindicatos patronais da indústria e Confederação Nacional da Indústria (CNI), faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

O contador Miguel Santiago, mestre em Administração e Controladoria, especialista em Contabilidade Pública, agente de Inovação e Difusão Tecnológica, professor universitário, empresário contábil e perito contábil foi o responsável por ministrar o curso. Segundo ele, ao longo dos anos as indústrias vêm perdendo espaço e mercado por conta da tributação elevada no Brasil.

“Estamos falando em torno de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), o que é relativamente alto quando comparamos com a média da América Latina, que é de 21%. Isso faz com que a indústria nacional perca competitividade. Então, qual é a nossa ideia? É ir para a parte legal e verificar o que o governo oferece de opções tributárias para que nós da indústria consigamos avaliar e escolher qual é a melhor delas”, destaca Santiago.

O renomado profissional, que também é consultor da CNI, garante que, dentro das alternativas que existem para redução da carga tributária, o associativismo ainda é a melhor escolha. “Por isso esse curso veio para detalhar quais reduções de tributos ainda podemos obter visando aumentar a competitividade das indústrias e ao mesmo tempo ganhar mercado”, reforça o especialista em Contabilidade Pública.

Íris Nunes, analista fiscal da rede de Supermercados Araújo, diz que a empresa enviou um grande número de profissionais para o curso, tendo em vista a importância do tema em questão. “Com a elevada carga tributária que temos no país, é essencial buscarmos meios para recuperar tributos da forma correta e devida, de acordo com a lei. Nosso objetivo foi vir para cá obter mais conhecimento, pois tínhamos algumas dúvidas que surgiram ao longo do tempo, e, felizmente, pudemos esclarecê-las durante o curso”, ressalta Nunes.

Sobre o PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI. O programa contém ações em cinco eixos: Relacionamento Sindical, formação de líderes e executivos sindicais, gestão e comunicação sindical, inteligência sindical e serviços dos sindicatos.

Unicom

EMPRESAS


ACESSO RESTRITO


Intranet

ENDEREÇO


FIEAC
Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
UNIDADE INTEGRADA
DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ

Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

logo bndes0001


banner cin   banner Legislacao   cub acre 2017   cont sindical

Você está aqui: Home Imprensa Artigos Itens filtrados por data: Quinta, 10 Agosto 2017