02 Outubro 2017 In Notícias

A FIEAC recebeu, na manhã desta segunda-feira, 2, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, o presidente nacional da Vivo, Eduardo Navarro, além de dirigentes da Claro e da TIM. Na ocasião, foi proferida uma breve palestra que teve como tema “A tendência das telecomunicações no Brasil e no mundo”, e também foi apresentado a empresários do Estado uma série de investimentos que as operadoras de telefonia destinarão aos municípios acreanos para melhoria na infraestrutura do setor.

Durante o evento, que ocorreu por iniciativa do Fórum Permanente do Desenvolvimento do Acre, o presidente da Anatel ressaltou que as operadoras têm obrigação de atender aos 5.570 municípios brasileiros, incluindo os 22 do Acre. Ele afirmou que, atualmente, o serviço mais demandado é o celular – não apenas para ligações, mas principalmente para acesso à internet.

“A maior necessidade hoje é acesso à internet. Aqui no Acre tem a dificuldade do acesso, porém, em contrapartida, tem também a facilidade pelo tamanho do Estado, que tem poucos municípios, o que possibilita que um investimento não tão significativo represente melhorias para toda a comunidade acreana”, pontuou Juarez Quadros.

Com relação aos investimentos, a Vivo anunciou que está destinando R$ 12 milhões neste ano para levar tecnologia 4G para 11 municípios acreanos, além de estender para outras quatro cidades do Estado em 2018. “Estamos dobrando o investimento nesta rede, de tal forma que a população acreana pode esperar um serviço de muito melhor nos próximos meses”, garantiu Eduardo Navarro, presidente nacional da Vivo.

A Tim pretende ativar a transmissão do sinal de sua internet na frequência de 700mhz em Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari, além de realizar um projeto educacional em parceria com a Unicef. Já a Claro trará a tecnologia de 4.5G para Rio Branco, além de passar a operar também em 700mhz.

O senador Jorge Viana, que tem sido um dos maiores defensores no Congresso Nacional em busca de melhorias nos serviços de telecomunicações no Estado e também que articulou a vinda dos representantes das operadoras e do presidente da Anatel ao Acre, enalteceu a importância de um assunto tão importante ser discutido na capital acreana.

“Esse é um momento histórico. As operadoras estão assumindo um compromisso de investimentos, mudando definitivamente para outro patamar muito melhor a telefonia móvel e a internet no nosso Estado. É uma luta de muitos anos. Agradeço ao presidente da Federação das Indústrias, José Adriano, por estar nos ajudando e sediando esse momento tão especial”, declarou Jorge Viana.

José Adriano Ribeiro, presidente da FIEAC e do Fórum Permanente do Desenvolvimento do Acre, elogiou o empenho dos senadores Sérgio Petecão e Jorge Viana por lutarem por melhorias nas telecomunicações, algo que ele considera como imprescindível para o desenvolvimento do Estado.

“Sem dúvida nenhuma, é estratégico discutirmos essa pauta, de tal forma que possamos estar conectados a tudo que há de inovação nessa área, para nos nivelarmos com restante do mundo, tendo em vista que não dá para falarmos de desenvolvimento sem essas condições. Aproveitamos a oportunidade dessa agenda que houve dessas autoridades junto ao governo do Estado e sugerimos que eles viessem e firmassem um compromisso com o setor privado, aqui na Casa da Indústria”, salientou o presidente da FIEAC.

Também estiveram presentes ao evento o senador Sérgio Petecão, coordenador da bancada federal, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Assuero Veronez, presidentes de sindicatos industriais do Estado e membros da diretoria da FIEAC, representantes da Fecomércio, do Sebrae e de outras instituições que atuam no setor produtivo acreano, assim como diversas outras autoridades de diferentes segmentos.

Você está aqui: Home Imprensa Artigos Itens filtrados por data: Segunda, 02 Outubro 2017