11 Outubro 2017 In Notícias

Documento interinstitucional atende reivindicações de sindicatos industriais dos setores madeireiro, cerâmico e moveleiro do Estado

“É um momento histórico para o setor florestal. Temos muito o que comemorar”. A declaração foi dada pela presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre (Sindusmad), Adelaide de Fátima, durante reunião realizada na manhã de ontem, na sede da FIEAC, ocasião em que Ibama e Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) assinaram uma portaria interinstitucional que estabelece procedimentos técnicos e administrativos, auxiliares e complementares ao Sistema Documento de Origem Florestal (DOF).

O documento representa uma solução emergencial que será utilizada em caso de o DOF ficar inoperante, algo que já ocorreu várias vezes neste ano, causando prejuízos significativos às indústrias madeireiras, cerâmicas e moveleiras do Estado. Todas as vezes em que o sistema apresentava falhas e ficava fora do ar, as empresas desses setores ficavam impedidas em emitir guias de autorização para o transporte de madeiras e demais produtos de base florestal.

“É um sistema suplementar, que só será utilizado com anuência do Ibama e do Imac. Quem lançar de forma inadequada ou desrespeitosa a portaria, corre risco de sérias sanções e até mesmo de suspensão do plano de manejo. Houve reivindicações do sindicato dos madeireiros, da FIEAC e essas solicitações foram atendidas com a elaboração desse documento”, detalhou o superintendente do Ibama no Acre, Carlos Gadelha.

Segundo Paulo Viana, diretor-presidente do Imac, a portaria é fruto de uma discussão técnica junto ao Ibama e atende a uma demanda dos setores madeireiro e florestal do Estado. “Estamos não apenas assinando uma portaria, mas também dividindo conjuntamente as responsabilidades, que são da União, do Estado e principalmente do setor empresarial, que será beneficiado com essa portaria, que será utilizada apenas em casos excepcionais. Acreditamos nessa parceria e na bola relação que temos com a FIEAC e com os sindicatos que representam o setor florestal do Estado. Isso nos possibilita ousar e chegar a esse grande resultado”, salientou.

Márcio Valter Agiolfi, presidente do Sindicato da Indústria de Olarias do Estado do Acre (Sindoac), lembra que neste ano, durante uma das falhas apresentadas pelo Sistema DOF, algumas empresas do setor ficaram com os serviços paralisados por até 10 dias. “Isso afetou diretamente a produção, tendo em vista que entre 70% e 80% dos insumos que são utilizados nas indústrias são oriundos de outros Estados, o que nos deixava 100% dependentes do Sistema DOF. E com esse documento criamos uma solução para esse problema”, ressaltou.

O presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, celebrou a conquista das empresas, que poderão manter a produtividade e não ter seu lucro prejudicado. “Agradecemos a compreensão de órgãos como Imac e Ibama, que entenderam a realidade das empresas desses setores que acabaram sendo lesados pelo atraso da emissão do DOF. Nossa intenção aqui é sempre trabalhar dentro da legalidade e essa assinatura nos permite manter essa linha sem muitas preocupações”, frisou.

Augusto Nepomucena, presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis), enalteceu a harmonia entre os representantes dos setores produtivos e das instituições públicas. “Nossos segmentos estão de parabéns por mais essa conquista. Hoje temos harmonia e a grande protagonista disso é a Adelaide de Fátima, que se empenhou para garantir a assinatura desse documento que representa um avanço para todos nós”, finalizou.

Você está aqui: Home FIEAC Ações parlamentares Itens filtrados por data: Quarta, 11 Outubro 2017