Jorge Viana destaca potencial do bambu para o Acre

23 Outubro 2017 In Ações Parlamentares
Jorge Viana destaca potencial do bambu para o Acre Foto/Assessoria

O Brasil passa a integrar oficialmente, a partir de novembro, a organização intergovernamental Inbar, sediada em Pequim, na China, e que estimula a exploração comercial e sustentável do bambu e do ratã. A organização tem 42 países-membros e o mercado mundial desses produtos movimenta anualmente US$ 60 bilhões. “O Brasil tem hoje um potencial enorme para explorar o bambu, especialmente o Estado do Acre, que tem mais de 16 milhões de hectares de florestas, dos quais 4 milhões são de bambu”, diz o senador Jorge Viana (PT-AC).

Viana participou nesta segunda-feira, 23, da abertura do Seminário Internacional sobre Bambu, realizado na teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC). “A adesão do Brasil é um gesto importante e abre um potencial enorme para a exploração do bambu e nossa participação no mercado”, comentou o parlamentar. “O seminário é um marco para esse caminho do bambu como um ativo econômico”.

Segundo a Embrapa, o Brasil tem a maior biodiversidade de bambus da América e uma das maiores do mundo, com cerca de 18 milhões de hectares de florestas nativas da planta. Desse total, cerca de 40% desse recurso está localizado no Acre, fazendo com que o Estado tenha uma das maiores reservas do mundo. “Bambu não é problema. Tem gente que pensa que bambu é um problema, mas não é. Bambu é fundamental. Tem mercado e acúmulo de estudos. E nós ainda não enxergamos isso”, disse. De acordo com o senador, a floresta é solução. “A Califórnia era um deserto e se transformou no sétimo PIB do mundo. Este é o desafio que temos: tornar o bambu em um ativo econômico importante”, pontuou.

Você está aqui: Home FIEAC Ações parlamentares Jorge Viana destaca potencial do bambu para o Acre